FINADOS
Cemitérios de Limeira devem receber 19 mil visitantes; trânsito será alterado para segurança de pedestres
O movimento nos cemitérios deve aumentar nos próximos dias, em razão do feriado de Finados, neste sábado (2). A expectativa é que aproximadamente 19,5 mil pessoas visitem um dos quatro cemitérios municipais, segundo a Prefeitura de Limeira. A principal recomendação da Secretaria de Saúde é quanto à prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O maior fluxo de visitantes, em torno de 15 mil, é aguardado no Cemitério Parque, que fica na Rua Evaristo Olivatto Filho, 377, no Jd. Caieiras. No sábado (2) o local abrirá meia hora mais cedo, às 7h, e encerrará a visitação às 17h30. Missas serão celebradas em uma tenda montada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, entre 7h e 17h.
Para os cemitérios Saudade I (Praça do Soldado Constitucionalista de 1932, s/nº) e Saudade II (Rua Dr. Alberto Ferreira, s/nº), a previsão de público no período é menor, em torno de 4 mil pessoas. No sábado (2), ambos os cemitérios funcionarão das 7h às 17h30. Missas também estão planejadas no feriado de Finados, na Capela Jesus Cristo Crucificado, no Saudade I, às 7h, 8h30, 10h, 12h, 14h e 15h30.
Localizado na zona rural, na Via Martim Lutero, quilômetro 2, o Cemitério dos Pires é o que deve receber o menor número de pessoas, cerca de 500 visitantes. O cemitério abre diariamente, das 7h30 às 17h30. Não estão programadas missas no local.
DENGUE
A Divisão de Controle de Zoonoses orienta a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Embalagens plásticas que recobrem os vasos de flores devem ser removidas antes que eles sejam depositados nos jazigos. A gerente da Divisão, Pedrina Rodrigues Costa, alerta que o plástico acumula água da chuva, favorecendo o surgimento de criadouros do mosquito. Ela reforça que garrafas pet, embalagens de alimentos e copos descartáveis, consumidos no interior dos cemitérios, também devem ser descartados no lixo.
TRÂNSITO
A partir de sexta-feira (1°), o acesso à Praça do Soldado Constitucionalista será interditado para limpeza e pintura do espaço - os trabalhos serão executados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A interdição da praça segue no sábado (2) e no domingo (3), para oferecer mais segurança aos pedestres.
Ainda no sábado (2), a Secretaria de Mobilidade Urbana fará alterações de trânsito no entorno dos cemitérios Saudade I e Saudade II. A Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira será interditada. O motorista que seguir pela via, no sentido prefeitura - cemitério, deverá virar à direita na Av. Saudades. Por outro lado, quem trafegar pela Rua Farmacêutico Jacob Fanelli, em direção ao cemitério, terá o trânsito impedido na altura da Rua Gustavo Dória, devendo virar à direita. A Av. Saudades também será bloqueada, no sentido Centro - bairro, entre a Rua Gastão Mesquita e a Praça do Soldado Constitucionalista. Nesse caso, ao chegar à Rua Gastão Mesquita, o motorista deverá virar à esquerda.
Confira o programa de missas nos cemitérios, neste sábado (2):
Cemitério Parque
7h – Pe. Edson Aparecido Pianca (Paróquia Santa Rita)
8h30 – Pe. Júlio Barbado (Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor)
10h – Pe. Diego Henrique Miquelotto (Paróquia Menino Jesus)
11h30 - Dom José Roberto Fortes Palau (Bispo Diocesano)
14h – Pe. Charles Osmar Siqueira (Paróquia São Sebastião)
15h30 – Pe. Aires Kleber do Santos (Quase Paróquia Santa Efigênia)
17h – Pe. Fernando Mendes da Silva (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)
Cemitério Saudade I
7h – Pe. Deivison Rodrigo do Amaral (Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus)
8h30 – Dom José Roberto Fortes Palau (Bispo Diocesano de Limeira)
10h – Pe. João Delmiglio (Paróquia São Cristóvão)
12h – Pe. Alquermes Valvasori (Paróquia Imaculado Coração de Maria)
14h – Pe. Davi Maciel da Silva (Paróquia Santa Ana)
15h30 – Pe. Edimilson José da Silva (Paróquia Santa Isabel de Portugal)
Comentários (0)